quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O ratinho Marinheiro

Era uma vez um ratinho que tinha o sonho de ser marinheiro.
O ratinho construiu um barco. O barco era uma casca de noz, a vela era uma folha, o banco era uma rolha e, para comer, levou pão e queijo.
Ele viajou um ano inteiro.
O ratinho viu umja ilha, mas não era uma ilha era uma baleia. A baleia engoliu o barco, o pão, o queijo e o ratinho.
O ratinho pegou nos paus e fez cócegas na barriga de baleia. A baleia abriu a boca e, o ratinho saiu da barriga dela.
Quando saiu, viu uma linda ilha com flores e árvores.
Mal chegou à ilha construiu uma casinha com conchas do mar e a cama era uma bela rosa cor-de-rosa. Lá encontrou um grilo que cantava de noite e de dia parecia uma telefonia!

Trabalho realizado por:
                                   Mariana  2º B

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Ratinho Marinheiro

Era uma vez um ratinho que tinha odesejo de ser marinheirol.
Um dia o ratinho fez um barco com metade de uma casca de noz, um palito e uma folha de árvore.
No mar encontrou uma baleia que o engoliu.
Na barriga da baleia o ratinho tirou o palito que segurava a folha do barco e picou-a. Depois a baleia abriu a boca e o ratinho saiu. Reparou que estava perto de uma ilha muito bonita.
Ao fim disto o ratinho decidiu não ser marinheiro!

trabalho realizado por: Rita Figueiredo    2º B


A Ovelha Generosa

Era uma vez uma ovelha muito generosa, pois dava a sua lã a toda a gente. Ela vivia num campo cheio de animais, flores, árvores, etc.
Num dia de Sol, veio uma senhora chamada Alice. Ela queria um xaile para os tempos de frio. Então, pediu à ovelha;
- Ovelhinha, será que me podias dar um pouco da tua lã, - disse ela com um sorriso.
- É claro que sim! - disse a ovelha.
E lá foi a D: Alice com a lã.
Passado dois dias, veio uma menina de cabelos loiros.
- Olá, eu chamo-me Maria - disse a menina timidamente - podes dar-me lã para fazer um gorro?
- Sim - disse a ovelha dando a lã.
- Obrigada! - disse a Maria.
Nessa tarde veio um menino chamado Diogo:
- Ovelhinha, bonitinha, rechonchudinha, podes dar-me um bocadinho de lã para fazer um cachecol?
- Claro que sim - disse a ovelha.
E lá foi o menino todo contente.
No dia seguinte veio uma senhora, já de idade, chamada Teresa.
- Ovelha, podes dar-me lã para fazer umas meias?
- Sim minha senhora - disse a ovelha - com muito gosto.
Passado uma semana chegou uma senhora chamada Carlota.
- Ovelha , os meus filhos entram na cama sempre com os pés gelados, será que me podias dar um pouco de lã para fazer um saco para a botija?
- Sim - disse a ovelha - toma lá.
Uma hora mais tarde chegou da sua longa viagem, uma senhora chamada Firmina.
- Ovelha, lá no meu país não existem pegas para a cozinha.Será que me podias dar um pouco de lã para fazer uma?
- Sim - disse a linda ovelha, tirando um pouco de lã .
- Obrigada.
Nessa tarde veio uma senhora chamada Alda.
- Na minha aldeia há muito frio, e eu não tenho nenhuma manta, será que me podias dar um pouco da tua lã para fazer uma?
- Sim minha querida Alda!- disse a ovelhinha.
- Obrigada!
No dia seguinte veio uma avózinha.
- Ó ovelha, a minha neta vai nascer daqui a uma semana, eu queria dar-lhe de presente um casaquinho cor-de-rosa, será que podias dar-me um pouco de lã para lho fazer?
- Sim - disse a ovelha com uma lágrima no olho .
- Obrigada, a minha filha também agradece .
E lá foi a avózinha toda contente!
A ovelha aprendeu que " Quem dá por bem, muito lhe cresce também".

trabalho realizado por: Rafaela Chaves 3º C

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Ovelha Generosa

Era uma vez uma família muito grande que esperava o nascimento do primeiro menino pequenino.
A família era composta pela avózinha que gostava de tricotar, pelas suas seis filhas e pelo seu filho.
A avózinha como gostava de tricotar fez um xaile para a sua filha mais velha, a D. Alice, um cachecol para o seu filho Diogo, um gorro para a menina Maria, umas meias para a D. Teresa, um saco para a botija da filha D. Carlota, umas pegas para a cozinha da sua filha Firmina, uma manta para cobrir a cama de D. Alda e um casaco para o seu netinho que iria nascer.
Contudo, havia um animal na sua quinta que fazia com que tudo isto fosse possível, a ovelha lá de casa. Ela dava lã muito boa e fofinha, lã para tricotar tudo aquilo. Todos lhe chamavam a Ovelha Generosa!


Trabalho executado por: Ivan M.  3º C

" A Ovelha Generosa"
Era uma vez uma ovelha muito generosa que emprestava tudo, não era resmungona, nem invejosa e não era má.
Um dia uma senhora chamada Dona Alice estava com muito frio e só tinha um cachecol. Então foi para junto da ovelha e pediu-lhe lã para ela fazer um xaile.
Passados alguns minutos uma menina chamada Maria não tinha nenhum gorro para pôr na cabeça e, todas as meninas tinham , ela ficou muito triste. A ovelha viu a menina triste e quis ajudá-la, deu-lhe lã para a mãe dela lhe fazer um gorro. A Maria ficou muito feliz.
O menino Diogo queria um cachecol novo e engraçado, a mãe do Diogo não tinha lã então ela foi à ovelha Generosa e tirou-lhe lã, a mãe do Diogo fez o cachecol e, o Diogo foi para a escola quentinho.
Passado uma hora veio a Dona Teresa que não tinha meias porque um passou por lá um rato e estragou-lhas. Foi a uma loja comprar um parde meias, mas não tinha dinheiro para as  pagar e resolveu ir pedir à ovelha. A ovelha deu-lhe a lã para ela fazer umas meias bonitas e mais e bem quentinhas.
Passado algum tempo a senhora Carlota queria um saco para a botija e não sabia o que ia fazer. Decidiu ir a uma quinta e encontrou lá muitas ovelhas tentou tirar-lhes a lã.. tentou, tentou, mas as ovelhas não deixaram, não eram generosas!Uma ovelha esperta deu-lhe um pontapé que a fez ir parar junto da ovelha Generosa. A dona Carlota, quando a viu queria fugir , mas o ovelha Generosa entregou-lhe a lã e ela ficou muito contente, logo tricotou o seu  saco.
Algum tempo depois, a dona Firmina queria uma pega para a cozinha. Ela estava sempre a queixar-se das suas panelas quentes, então resolveu ir ter com a ovelha Generosa e tirar-lhe carinhosamente a lã para fazer a pega.
A dona Alda, queria uma manta para as pernas e pediu à sua empregada para tirar a lã e fazer a manta.
A avózinha queria fazer um casaco para o neto,mas não tinha lã. Ela foi à procura da ovelha , que fingiu estar a dormir e, a avózinha teve pena de a acordar, mas a ovelha pregou-lhe um grande susto e, as duas começaram a rir. Assim a avózinha recebeu a lã de boa vontade.
Esta ovelha ajudou muita pessoas, por isso o seu nome está mesmo adequado à sua  maneira de ser.
Por isso o provérbio " Quem dá por bem, muito lhe cresce também." 3º C

domingo, 27 de janeiro de 2013


Bruxas e Bruxos
Rodam pelo ar
Numa toada louca
de estontear.
Não te esqueçasRefrão
É dia das bruxas
Trinta e um de outubro
Vamos pôr as máscaras
E assustar todos! AH! AH! AH! AH! AH
Tem cuidado
Que há fantasmas
Em todo o lado!

Hora do Conto