terça-feira, 11 de setembro de 2012

A História da Escola Básica D. António Monteiro de Jugueiros


Uma Escola com História (e com Memória)

Até há cerca de vinte e nove anos, os meninos de Jugueiros saíam de suas casas, logo de manhã, deslocando-se a pé até à localidade próxima de Repeses, onde frequentavam a então chamada Escola Primária. No seu percurso tinham que atravessar a estrada nacional nº 2, já na altura com muito trânsito. Infelizmente, alguns desses meninos foram atropelados, o que provocou a morte de dois deles, levando à revolta da população de Jugueiros. As mães e outras mulheres decidiram que as suas crianças não voltariam a frequentar a Escola de Repeses. Formou-se uma Comissão, contactaram-se as autoridades e uma senhora da terra prometeu uma área nas suas propriedades para a construção de uma Escola em Jugueiros. Quando a nova Escola já estava aprovada, a dona dos terrenos deu o dito por não dito e não deu os terrenos prometidos.
Vivia-se, então o período revolucionário pós 25 de Abril de 1974. A Comissão dirigiu-se ao Regimento de Infantaria nº 14, o Quartel da cidade de Viseu, para falarem com os representantes do Movimento das Forças Armadas. Estes disseram-lhes que se, de um dia para o outro, delimitassem a área a ser ocupada pela Escola, levantassem as quatro paredes e colocassem o telhado, a Escola ficaria em Jugueiros. Juntaram-se esforços, receberam-se apoios de empresas de construção civil em material e mão de obra e..... a Escola foi construída pelo povo de Jugueiros. Ficou pequenina (por isso, ainda hoje lhe chamamos a “Escolinha”) mas ela continua de pé e nela deram os primeiros passos na sua vida escolar, até hoje, centenas de crianças. E de tal maneira cresceu o número de alunos na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Jugueiros que a Câmara Municipal de Viseu mandou construir uma Escola nova, que deve ficar pronta no final de 2003.
E a “Escolinha”? Essa vai continuar de pé no espaço da nova Escola, em memória das pessoas de Jugueiros que tiveram o sonho e a vontade de querer um futuro melhor para os seus filhos e os seus netos.
E enquanto não nos mudamos para a nossa nova escola, estamos a trabalhar num edifício ( óptimo ), que nos foi emprestado gentilmente pelo Instituto Dr. Victor Fontes, aqui em Jugueiros ( a cerca de 150 metros da nossa antiga ( e da nova! ) escola. Obrigado!!

Sem comentários:

Enviar um comentário