quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Visita de estudo a Conímbriga e a Coimbra

No dia 23 de novembro eu, os meus colegas da turma e os do 4º A, as Professoras e a Coordenadora da nossa escola fomos de autocarro visitar as Ruínas de Conímbriga e alguns locais da bonita cidade de Coimbra.
Partimos da escola às 8:00 horas e chegámos às 20:00horas.
Quando chegámos a Conímbriga fomos lanchar. De seguida iniciámos a visita ao Museu Monográfico que possui uma coleção diversificada evidenciando a evolução histórica desta cidade romana. Os objetos expostos (utensílios de metal, bilhas, louças, passatempos, instrumentos musicais, estátuas, estuques, pintura mural, uma urna funerária, olaria, equipamento militar, potes, pesos medidas e escrita) foram encontrados durante as escavações realizadas e ilustram a atividade desta cidade da qual, ainda hoje, se podem ver as ruínas.
Entretanto, saímos do Museu e fomos ver as muralhas, o fórum, as termas e restos de casas que foram construídas pelos romanos durante o tempo em que dominaram a Península Ibérica.
Depois dirigimo-nos até à escola EB 2,3 de Condeixa-a-Nova onde almoçámos.
Posteriormente, continuámos a nossa viagem até Coimbra e fomos visitar a Faculdade de Direito. Aí observámos as estátuas dos reis D. Dinis, fundador da primitiva universidade “Estudos Gerais” e D. João III, que mudou a Universidade definitivamente para Coimbra. Também vimos a Torre do Relógio , conhecida por “A Cabra” e muitos estudantes com as suas capas pretas.
A seguir, fomos até ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra onde realizámos experiências muito interessantes.
Por fim, visitámos na Igreja de Santa Cruz, o Túmulo de D. Afonso Henriques e o de D. Sancho I .
Finalmente, regressámos a Viseu depois de um dia fenomenal, porque aprendi e fiquei a conhecer muitos monumentos, personagens e factos da história do meu país.
                                                      : Tomás Ferreira
                                                        4.º B
4/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário