segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

" A Ovelha Generosa"
Era uma vez uma ovelha muito generosa que emprestava tudo, não era resmungona, nem invejosa e não era má.
Um dia uma senhora chamada Dona Alice estava com muito frio e só tinha um cachecol. Então foi para junto da ovelha e pediu-lhe lã para ela fazer um xaile.
Passados alguns minutos uma menina chamada Maria não tinha nenhum gorro para pôr na cabeça e, todas as meninas tinham , ela ficou muito triste. A ovelha viu a menina triste e quis ajudá-la, deu-lhe lã para a mãe dela lhe fazer um gorro. A Maria ficou muito feliz.
O menino Diogo queria um cachecol novo e engraçado, a mãe do Diogo não tinha lã então ela foi à ovelha Generosa e tirou-lhe lã, a mãe do Diogo fez o cachecol e, o Diogo foi para a escola quentinho.
Passado uma hora veio a Dona Teresa que não tinha meias porque um passou por lá um rato e estragou-lhas. Foi a uma loja comprar um parde meias, mas não tinha dinheiro para as  pagar e resolveu ir pedir à ovelha. A ovelha deu-lhe a lã para ela fazer umas meias bonitas e mais e bem quentinhas.
Passado algum tempo a senhora Carlota queria um saco para a botija e não sabia o que ia fazer. Decidiu ir a uma quinta e encontrou lá muitas ovelhas tentou tirar-lhes a lã.. tentou, tentou, mas as ovelhas não deixaram, não eram generosas!Uma ovelha esperta deu-lhe um pontapé que a fez ir parar junto da ovelha Generosa. A dona Carlota, quando a viu queria fugir , mas o ovelha Generosa entregou-lhe a lã e ela ficou muito contente, logo tricotou o seu  saco.
Algum tempo depois, a dona Firmina queria uma pega para a cozinha. Ela estava sempre a queixar-se das suas panelas quentes, então resolveu ir ter com a ovelha Generosa e tirar-lhe carinhosamente a lã para fazer a pega.
A dona Alda, queria uma manta para as pernas e pediu à sua empregada para tirar a lã e fazer a manta.
A avózinha queria fazer um casaco para o neto,mas não tinha lã. Ela foi à procura da ovelha , que fingiu estar a dormir e, a avózinha teve pena de a acordar, mas a ovelha pregou-lhe um grande susto e, as duas começaram a rir. Assim a avózinha recebeu a lã de boa vontade.
Esta ovelha ajudou muita pessoas, por isso o seu nome está mesmo adequado à sua  maneira de ser.
Por isso o provérbio " Quem dá por bem, muito lhe cresce também." 3º C

Sem comentários:

Enviar um comentário