terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quando é que as crianças começam a aprender a ler?


• Concluir que há uma distinção entre a aprendizagem formal do código escrito, que se realiza na escola, e a aprendizagem do que é o texto, da função da escrita, etc., que se inicia desde que a criança contacta com materiais que apresentam textos, como os panfletos e os anúncios, mas sobretudo quando a criança contacta com livros.
•  Focar o debate nas vantagens de haver estreita colaboração entre a família e o Jardim-de-infância na promoção do conhecimento acerca da escrita e, sobretudo, no acesso ao maravilhoso e estimulante mundo dos livros.
•  Apresentar depois o texto do diapositivo e explicar, recorrendo a exemplos, a importância:
 - do diálogo adulto-criança, criança-criança na aprendizagem da linguagem, do pensamento e no reforço dos laços afectivos;
-  de distinguir linguagem oral, reconto oral de histórias e leitura em voz alta.
•  Chamar a atenção para as diferenças entre o ritmo da leitura em voz alta e o ritmo da conversa. Salientar a vantagem das crianças ouvirem “vozes a ler” de modo a absorverem intelectualmente a “toada da leitura”.
•  Concluir com referência às ressonâncias presentes nas vozes da mãe, do pai, dos padrinhos, tios, avós, etc., e ao facto de não  nos esquecermos nunca de quem nos leu quando éramos crianças..



Sem comentários:

Enviar um comentário